quarta-feira, 22 de março de 2017

Histórias de Amor e Arte

Não faz muito tempo que eu conheci o amigurumi e comecei a trabalhar com a técnica, mas posso afirmar que meu olhar para as coisas mudou muito desde então. Por onde passo vejo arte, artistas e arteiros, pessoas que sempre estiveram ali, mas que passavam despercebidas diante da minha pressa, ou diante do desinteresse por tudo aquilo que não era o que eu estava buscando.

Na ânsia de não perder o foco, muitas vezes seguimos como um cavalo usando antolhos - acessório que se coloca na cabeça do animal com o objetivo de limitar sua visão e força-lo a olhar apenas para a frente, impedindo-o de ver o que se passa nas laterais, para que não se distraia nem saia do rumo. Pode ser que assim se chegue mais rápido a um objetivo, mas não podemos esquecer que a riqueza muitas vezes está no caminho. O caminho é a própria vida que deve ser vivida a cada instante.

Agora sigo mais contemplativa, tirei os antolhos e movo a cabeça atenta em todas as direções, aprendendo a saborear devagar os momentos e observar detalhes que antes não via. E num olhar mais demorado posso concluir que quase tudo na vida, se não é arte, tem possibilidade de ser.


Esta semana visitei a Feira de Artesanato de Embu das Artes, que fica a 30km de São Paulo. Fui esperando encontrar uma feirinha e me surpreendi com tudo, com o tamanho da feira e com a diversidade dos produtos expostos. São muitas lojas e muitas barracas espalhadas pelas ruas do centro histórico da cidade, que tem na Tradicional Feira de Artesanato, funcionando desde 1969, uma de suas principais atrações turísticas.

Passamos uma manhã muito agradável, meu marido e eu, percorrendo as ruas cheias de gente, de cor e de alegria, conhecendo pessoas lindas com suas histórias de amor e de arte. Gente como o Hélio Pereira e seus maravilhosos desenhos realistas, arte de encher os olhos, fiquei encantada com o talento deste rapaz. Hélio é de São Paulo e estava na feira de Embu como visitante.




Hélio Pereira - Técnica a carvão retrato realista


Amei as lindas bolsas da Li + Li -  projeto familiar de Artesanato sustentável


Li + Li - Artesanato Sustentável
 

Na barraca do Senhor José Santos comprei bijuterias lindas de sua fabricação própria.





Encontrei a Irene, que confecciona roupas e fantasias para barbie e baby alive. Ela e a irmã gêmea expõem na Feira Artesanal de Embu das Artes e no Centro de Convivência Cultural de Campinas. As fotos não ficaram muito boas, mas as peças são lindas. No tempo em que fiquei na barraca conversando com a Irene vi crianças apontando "olha, roupas pra minha boneca", um pai comprou sapatinhos para a boneca da filha...
 


 
 
Nas ruas do Centro Histórico, na praça repleta de quadros de todos os tipos, famílias inteiras caminhavam apreciando tudo, comprando mimos numa ou noutra barraca, almoçando num dos vários restaurantes espalhados por ali, ouvindo música ao vivo e curtindo a bela manhã de sol.






A Feira de Artesanato de Embu das Artes funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Quem tiver oportunidade, vale a pena conferir.


Para saber mais sobre a Feira de Artesanato de Embu das Artes - SP:
http://www.embudasartes.tur.br/feira-de-embu-das-artes-1.html
https://www.feiradeembudasartes.com/sobre

Um comentário: